Supere as suas dificuldades e
viva uma vida mais tranquila

SERVIÇOS

Terapia cognitivo-comportamental

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica baseada na premissa de que os pensamentos, sentimentos e comportamentos estão interconectados e influenciam-se mutuamente.

Seu objetivo é ajudar as pessoas a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais que podem estar contribuindo para problemas emocionais, tais como depressão, ansiedade, transtornos alimentares, transtornos obsessivo-compulsivos e transtornos de estresse pós-traumático.

Durante as sessões de terapia, eu trabalho com o paciente para identificar pensamentos e crenças negativas que possam estar causando ou agravando seus problemas emocionais. Juntos, exploramos alternativas mais adaptativas e realistas para esses pensamentos negativos, o que ajuda no desenvolvimento de um maior senso de controle sobre os pensamentos e emoções.

A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem mais focada para a resolução de problemas, muitas vezes com enfoque mais específico, mas sempre com respeito ao tempo lógico do paciente na elaboração das suas questões. 

Se você está lutando com problemas emocionais ou comportamentais, a terapia cognitivo-comportamental pode ser uma abordagem eficaz para ajudá-lo a superar esses desafios.

Será que você está sofrendo por ansiedade? Responda o quiz para descobrir!

Terapia dos esquemas

A Terapia dos Esquemas é uma abordagem que busca identificar e modificar padrões negativos de pensamento, sentimentos e comportamentos conhecidos como armadilhas de vida ou esquemas. Esses esquemas são desenvolvidos na infância e persistem ao longo da vida, influenciando nossa forma de pensar, sentir e agir.

As armadilhas de vida são padrões duradouros, autodestrutivos e que lutam pela sobrevivência, dentro de nós. Elas surgem a partir de experiências negativas da infância, como abandono, críticas ou maus-tratos, situações que tendemos a repetir na vida adulta. Apesar de prejudiciais, essas armadilhas são confortáveis e familiares, o que dificulta a mudança.

Os esquemas são crenças profundamente enraizadas que aprendemos na infância e aplicamos a nós mesmos e ao mundo. Eles fornecem um senso de predição e segurança, mesmo quando nos prejudicam. A Terapia dos Esquemas visa identificar esses esquemas, compreender suas origens e promover mudanças cognitivas e comportamentais para superar padrões autodestrutivos.

Com a ajuda de um psicólogo, é possível explorar as emoções intensas associadas aos esquemas, identificar pensamentos distorcidos e adotar novas formas de pensar e agir. Ao trabalhar na modificação desses padrões negativos, é possível melhorar a qualidade de vida, os relacionamentos e promover o bem-estar emocional. 

A Terapia dos Esquemas oferece uma abordagem terapêutica eficaz para lidar com as armadilhas de vida e promover o crescimento pessoal.

Você tem curiosidade de saber se possui esquemas que possam estar atrapalhando sua vida e descobrir como superá-los?

Terapia presencial ou on-line

Ofereço o atendimento on-line para qualquer lugar do Brasil e exterior, e presencial para quem estiver na região de Belo Horizonte.

Os atendimentos psicológicos on-line são regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2018 e podem ser síncronos ou assíncronos, utilizando ferramentas de comunicação como vídeo-chamada e ligação telefônica.

Essa modalidade de atendimento oferece muitas vantagens, como flexibilidade de horários, economia de custos de locomoção e possibilidade de continuidade do tratamento mesmo em casos de mudança de cidade ou país. 

Também é possível alternar entre atendimentos on-line e presenciais, conforme a disponibilidade do paciente na semana.

Vale ressaltar que casos que envolvem urgência, emergência, desastres e violência são inadequados para atendimentos on-line.

Como funcionam as sessões

A psicoterapia tem, em geral, uma sessão semanal, com 50 minutos de duração. Dependendo da necessidade do paciente, é possível fazer sessões mais ou menos frequentes.

O atendimento psicológico é particular, ou seja, não são aceitos convênios médicos. Isso se dá por uma convicção minha de que esta é a melhor solução para o paciente. Explico mais sobre isso aqui.